Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Igreja de São Priapo

Priapo da Casa dos Vettii,
Pompeia, período romano
A Igreja de São Priapo, também conhecida como Templo de Priapo, é uma religião pagã norte-americana fundada nos anos 1980 que se centra na adoração ao Falo.

A igreja também faz caridade sem fins lucrativos e distribui comida para pessoas portadoras do vírus HIV-AIDS.

Formação e princípios

Tintinnabulum romano,
Pompeia, séc. I
A Igreja de São Priapo foi fundada em Montreal, no Canadá, por D. F. Cassidy e encontrou um séquito principalmente entre homens homossexuais no Canadá e nos Estados Unidos. A igreja, que recebeu o nome do Deus grego Priapo, ensina que o Falo é a fonte da vida, da beleza, da alegria e do prazer.

A Escritura da Sagrada Semente (The Scripture of the Holy Seed), também informalmente chamada de "Bíblia do Culto ao Homem" ("Bible of Man Worship"), é o texto religioso oficial da igreja. Ele é escrito de uma forma similar às escrituras judaico-cristãs, com passagens sobre um salvador e sacrifício, mas com significados eróticos e sexuais.

Práticas cerimoniais

O Falo deve ser adorado, o que pode ser conseguido através de uma variedade de atos sexuais, incluindo masturbação em grupo. O sêmen também é tratado com reverência, e engoli-lo é um ato de adoração. Similarmente, felação (sexo oral em homem) é fortemente encorajado; a Igreja de São Priapo vê isso como um mandamento, uma boa ação que tem efeitos positivos não só para quem o recebe, mas para a sociedade em geral, uma prática que facilita a paz mundial. (Homens bem chupados, ensina a igreja, são menos propícios a fazerem guerra.)

O Triunfo de Pã,
de Nicolas Poussin, 1636
Imagens do Falo são personificadas como divindades, particularmente Priapo e Pã, que são reverenciados em cerimônias religiosas. As cerimônias são uma mistura entre adoração pagã do Falo e a estrutura de uma missa. Durante os serviços, todos da congregação ficam nus com exceção do sacerdote. Estátuas e velas fálicas são incorporadas no culto, bem como orações centradas no Falo. Junto com masturbação em grupo, frequentemente usando vídeos pornográficos, sexo grupal muitas vezes é realizado.

Associação

Embora os associados da igreja sejam principalmente gays, com alguma presença de homens que fazem sexo com homens (HSH) mas que não se identificam como gays, a igreja não é oficialmente gay e não exclui os não-gays. De modo similar, enquanto os membros da igreja são majoritariamente homens, não há rejeição ou exclusão de mulheres; qualquer mulher que deseje adorar o Falo e Seu sêmen é bem-vinda, e tem havido participantes femininas ocasionais.

Existem nove centros da igreja no Canadá e oito nos EUA. A maior associação da igreja reside em San Francisco, Califórnia (EUA), e a sua sede fica em Montreal (Canadá).

Visite o site oficial da Igreja de São Priapo: https://templepriapus.org/ (+18)

Conheça a Bíblia do Culto ao Homem (+18) (em inglês)

Fonte: Wikipedia (em inglês)


Se você gostou desta matéria, deixe um comentário abaixo e/ou compartilhe o link nas redes sociais. Ajude o site HOMOTHEOSIS a se manter vivo!

9 comentários:

Fernando de Almeida Lima disse...

Bem interessante paresce com os cultos antigos relatados pelos historiadores! Aos deuses de fertilidade! Uma coisa que eu observo e que paresce que culto a deuses de fertilidade e sexo são tão paz e amor (mais amor!) Outras religioes que falam de amor so querem mais fieis (falsos) e so vivem descendo cascete nos outros (de forma negativa)! VIVAM E SEJAM LOVADOS TODOS OS DEUSES DO SEXO!!!

Fábio Alves disse...

Fernando, eu também percebo que a organização tem esse viés de culto antigo. Na verdade, tirando o fato de ser muito focado sobretudo em homens que fazem sexo com homens, é praticamente uma recriação do culto a Priapo (que era aberto a todas as pessoas e de todas as idades, sem necessariamente ter conotação sexual, embora o sexo ritual também não fosse evitado).
Até onde eu sei, ela é a principal promotora do Falicismo (um tema que me fascina) nos tempos modernos.
Obrigado pela sua visita e seu comentário!

Fernando de Almeida Lima disse...

Realmente é bem legal esse assunto, eu estou estudando agora sobre a tradição nordica e o deus que mais me chamou atenção foi Frey (que e fofo)! Que é um deus com esta caracteristica de ter um falo enorme e ser um deus da fertilidade! Obs.: Vou tentar não engolir letras quando eu escrever um comentario!!!

Fábio Alves disse...

Engraçado que Freyr é meu deus nórdico favorito também. Claro que o fato dele ser um gato (e de ser mega dotado [ops!]) não tem naaaada a ver com isso. kkk

E, de fato, por conta dessas características ele é considerado um deus fálico. Ele é meio que uma mistura de Apolo com Priapo.

Fernando de Almeida Lima disse...

É verdade ! Mas eu acho Apolo mais sertinho já Frey tem algo mais alegre eu acho ele super Up da vida!

Fábio Alves disse...

Por isso que eu falei que ele é como uma mistura de Apolo com Priapo. XD

Dino Carlos disse...

muito interessante essa matéria mostra que há muito a descobrir e muitas mentes para mudar já que a sociedade continua arrogante e preconceituosa!!!

Dino Carlos disse...

tem a versão em português? ??

Fábio Alves disse...

Olá, Dino. Bem-vindo ao site.

Todo o material sobre a Igreja de São Priapo e a Bíblia do Homem eu só conheço em inglês. Se por acaso você ou outro/a visitante do blog conhecer traduções desse material é só indicar aqui nos comentários que eu divulgo, com os devidos créditos aos tradutores e a quem encontrou os links.

Grande abraço!

Acompanhe-nos pelo Facebook

Calendário da Lua